segunda-feira, 28 de junho de 2010

Respondendo...

Surgiu uma perguntinha ai nos comentários: com quanto tempo as fontanelas se fecham e, caso se fechem precocemente quis são os prejuízos pra saúde do bebê.
A fontanela anterior, que é a maior, se fecha entre 9 meses e 2 anos, com média de 18 meses. Já a posterior, que é menos perceptível, entre 1 e 2 meses.
E se elas se fecharem antes do tempo???
Essa alteração se chama cranioestenose. Esse fechamento precoce pode causar deformidades no crânio como microcefalia e lesões neurológicas graves, já que o cérebro fica sem espaço para crescer. A doença é congênita e as causas podem ser hereditárias, intrauterinas, infecciosas ou pelo uso de determinados medicamentos durante a gestação, como alguns anticonvulsivantes. O diagnóstico é feito através do exame físico da cabeça do bebê, complementado com exames radiológicos e avaliação por neuroimagem. O tratamento é cirúrgico onde tem por objetivo criar espaços para o desenvolvimento normal do cérebro e corrigir as deformidades existentes, prevenindo ou aliviando as seqüelas que possam existir. O quanto antes melhor!!!
Microcefalia: condição em que a cabeça é menor que o normal.


Vale lembrar que o oposto também pode acontecer, as fontanelas podem demorar a se fechar. As causas podem ser hidrocefalia, Sindrome de Down, raquitismo...
Hidrocefalia: acumulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana.

Dá pra ter uma boa noção do quanto é importante observar o desenvolvimento da cabeça do bebê. Lembrem do que eu disse sobre o perimetro cefalico?? Que é muitissimo importante avalia-lo até os 2 anos, porque o cerébro está quase do tamanho de um cérebro adulto nessa idade. Por coincidência, vimos hoje que o fechamento da fontanela anterior ocorre até os 2 anos, com média de 18 meses. Se o cerebro cresce muito ate os dois anos, tem que ter espaço suficiente pra ele crescer, por isso a fontanela fica aberta até mais ou menos essa idade. Fácil, não?! Medicina é um quebra-cabeça onde as peças se encaixam...
To muito feliz pela pergunta e espero que tenha conseguido responder. Obrigada, Carolzinha ;*

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que são as "moleiras" nos bebês?



Ao nascimento, são encontrados espaços entre os ossos do crânio, constituídos por membranas fibrosas chamadas fontanelas. Popularmente chamadas de moleiras, as fontanelas são áreas de membranas de tecido conjuntivo fibroso que serão substituídas por tecido ósseo.
As duas principais fontanelas são a anterior e a posterior.
Deus não faz nada por acaso!!! Para que elas servem??
Permitem que o crânio do feto se modifique, mudando de tamanho e de forma através da sobreposição dos ossos, ao passar pelo canal do parto. Incrível, não?!
OBS.: Para quem não sabe o crânio não é um osso só, são vários ossos unidos.
Possibilitam também o grande crescimento do encéfalo, na infância.
IMPORTANTE: o médico mede o perímetro cefálico da criança para avaliar o grau de desenvolvimento do Sistema Nervoso Central. Esse procedimento simples pode detectar problemas precocemente e possibilitar a intervenção para que não haja sequelas!!! Acreditem ou não, o peso do cerébro de uma criança de 2 anos de vida é quase igual ao de um adulto.

Quando o médico palpa as fontanelas do seu bebê ele pode avaliar:
o progresso do crescimento dos ossos;
o grau de hidratação do recém-nascido;
o nível de pressão intracraniana.

Uma das coisas que eu mais gosto na medicina é perceber na medida em que estudo, que para tudo existe um porque. Nada que o médico faz durante o exame físico do paciente é por acaso, por mais simples que seja o procedimento!

sábado, 19 de junho de 2010

Uma visita domiciliar

Temos uma disciplina que se chama PIESF - Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família, onde somos inseridos na saúde pública do Brasil. A maioria dos encontros acontece em uma Unidade Básica de Saúde, mais conhecido como "postinho" onde conhecemos todos os profissionais que compõem a equipe multiprofissional e seus respectivos papéis. Além de conhecermos a estrutura e área de abrangência dessa UBS, o nº de familias cadastradas, as principais doenças e problemas encarados pela população,fazemos visitas junto aos agentes de saúde para conversarmos com a comunidade e observar de perto (dentro de suas casas) o que ocorre de fato ali.
No dia 23/09/09 eu, 2 colegas e a agente de saúde P. fizemos uma visita domiciliar interessante, mas não atípica. A agente P. nos levou até a casa de D. I. Fomos até la a pé assim como fazem os agentes todos os dias no sol quente, por isso, eles sempre estão com sombrinha para se protegerem do sol escaldante. Essa visita, por exemplo, foi feita por volta das 14:40!
Pra ficar mais claro: Quem é o agente comunitário?
È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O Agente Comunitário de Saúde funciona como elo entre a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.
O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:
- Realizar mapeamento de sua área;
- Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;
- Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;
- Identificar área de risco;
- Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário;
- Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas;
- Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
- Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;
- Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;
- Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;
- Traduzir para a Equipe Saúde da Família a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
- Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.
Mesmo com todas essas atribuições, eles ganham menos que um salário mínimo. Pelo tempo que estamos juntos, percebi que apesar de não terem um conhecimento científico profundo, têm ótima relação com a comunidade, chama pelo nome cada pessoa que visitamos, conhece o problema enfrentado por cada uma delas, são capazes de mudar a conduta das pessoas e convece-las a tomar uma atitude diferente quando necessário e por isso, me tornei fã nº 1 deles. E acho que o ACS é uma das idéias mais brilhantes do SUS.
Continuando...
Chegamos a um casa com muro caído e quintal cheio de lixo e entulhos, inclusive tinha um carro muito velho sem pneus que parecia estar ali parado a anos. Pano velho, resto de comida, toco de cigarro, garrafas, latas foi oque vimos no quintal. P. nos apresentou a D. I, uma hipertensa, como acadêmicos de medicina. D. I tem 61 anos e aparenta ter 80 e estava pesando menos que 40 kg. Ela nos recebeu bem, apesar de não esconder uma tristeza profunda. Um de meus colegas aferiu a pressão dela, que era de 10x6 mmHg. Ela tem chagas, é uma mulher negra e viúva que criou seis filhos sozinha. P. comentou do aniversario da senhora no ultimo domingo, ela, portanto, reclamou que os filhos nem sequer deram os parabéns. "Eu não criei filhos que rouba e nem que mexe com droga, mas namora muito e arruma muitos netos." P. sugeriu que D. I fosse ao posto fazer uma consulta com o médico porque estava muito magra e abatida. "É melhor cuidar logo, antes que a senhora fique numa cama sem poder fazer nada" Apesar de ter 6 filhos e 25 netos D. I disse que se precisar de alguem para cuidar dela "vira bicho na cama" porque ninguem vai aparecer. P fez o papel de psicologa enquanto a pobre senhora desabafava, por vezes, foi até carinhosa através do tocar. Interagimos com D. I e tentamos reforçar o que dizia P. No final, D. I já estava bem mais animadinha e nos contou que a mãe de uma moça tinha aperecido na casa dela para reclamar que um de seus filhos tinha engravidado sua filha. " O que eu tenho a v com isso? Eu disse pra ela segurar a egua dela porque meus cavalo estão solto!" disse mais descontraída.
O que conseguimos com essa visita???
Uma consulta agendada na UBS Paraíso para uma senhora portadora de Chagas, uns sorrisos de alguem sem qualquer expectativa para o futuro, uma experiência que não viveríamos se não fosse dia 23/09/09.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vc sabia...

... que nas fases avançadas de Alzheimer há uma tendência de o paciente passar a se comunicar apenas por intermédio do primeiro idioma. Estrangeiros independentemente da nacionalidade assumida e do tempo que estão morando em outro país passam a utilizar apenas o idioma pátrio. E em fase terminal o paciente pode assumir a posição fetal. Embora o mutismo esteja presente alguns gestos, atitudes e expressões continuam até o final tendo grande poder de comunicação. Falar segurando as mãos do paciente, cumprimentar com beijos e abraços afetuosos quando se chega e quando se sai, confirmar com a cabeça e com a expressão facial que se está entendendo o que ele está tentando comunicar, um sorriso calmo e encorajador são instrumentos insubstituíveis e trazem conforto.
Isso me fez pensar no filme "O estranho caso de Benjamin Button"

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marcos do desenvolvimento neuropsicomotor infantil


Crescer e desenvolver eh uma arte! Observe essas caracteristicas nas criancas ao seu redor...
► ATÉ 2 MESES:
Audição: desenvolvida, atenção preferencial à voz feminina
Visão: 20 a 30cm (distância-face da mãe), preto e branco, míope, movimentos oculares não-coordenados; percebem objetos qdo se movem; olha o rosto das pessoas que a observam e olha ao seu redor.
Mãos fechadas
Fixação do olhar
Pequenos ruídos
Atende ao som da campainha
Esperneia alternadamente
Sorriso social
Abertura das mãos espontaneamente
2º mês – pescoço mais firme
► 4 MESES:
Maior profundidade do campo visual
Segue objetos ultrapassando a linha média (até 180º)
Agarra brinquedos com a mão
Responde ao examinador (olhar, sorriso, sons)
Murmura, sorri alto, grita
► 6 MESES:
Rola, gira, rasteja ou engatinha
Tenta alcançar um brinquedo ao seu alcance e o procura qdo fora de alcance
Leva objetos à boca
Senta-se inclinando-se para frente e apoiando-se sobre as mãos
Manifesta expectativa na hora de comer
Localiza o som
Tenta chamar a atenção da mãe (vocaliza, pede colo)
Prefere a mãe
Gosta do espelho
► 9 MESES:
Senta-se sozinho e sem apoio, com o dorso reto
Força para ficar em pé e anda apoiando nos móveis
Transfere objetos de uma mão para outra
Agarra os objetos com o polegar e o lado do indicador (preensão radial-digital)
Brinca de “esconde-achou” ou de “cadê a mamãe”
Balbucia, duplica sílabas (mama, dada, papa)
Responde ao ouvir seu nome
Estranhamento (falta de estranhamento - esquizofrenia futura)
► 12 MESES:
Caminha com ajuda, levanta-se independentemente
Passa objetos para outras pessoas sob pedidos ou gestos
Imita gestos: bater palma, dar tchau, jogar beijo
Jargão: conversação incompreensível
Algumas palavras além de “mamãe” e “dada” (combina sílabas)
Segura copo/mamadeira
Brinca de jogos simples com bola
Faz ajustamentos posturais para se vestir
► 15 MESES:
Executa gestos a pedidos
Reconhece interdições (aparecimento do “não”)
Primeiras palavras, chama cachorro
Anda sem apoio
Constrói torre de 2-3 cubos
Indica alguns desejos ou necessidades
Abraça os pais
Eh Curiosa
► 18 MESES:
Caminha sem cair, senta-se sozinha, anda para trás
Nomeia desenhos, produz 3 palavras além de “papai” e “mamãe”
Rabisca espontaneamente
Usa a colher, derrama um pouco
Adquire controle esfincteriano
Constrói torre de 4 cubos
Identifica uma ou mais partes do corpo
Beija os pais com firmeza
► 24 MESES:
Corre, sobe/desce escadas, abre portas, pula e salta
Elabora frases simples (dá água, quer papar)
Pede para fazer coco e xixi
Manipula bem a colher
Brinca com bonecos, chuta bola
Aponta figuras com o dedo qdo solicitado
Retira a roupa (exceto: meia, fralda e chinelo)
Tenta impor sua vontade
Cabeça firme, postura simétrica; senta-se com apoio e sustenta a cabeça
Reconhece a mamadeira, abre a boca para receber a comida
Brinca com as mãos e roupa
Pode demonstrar desprazer quando é interrompido o contato
Decúbito ventral: criança mantém a pelve plana e ergue a cabeça e os ombros
► 3 ANOS:
Põe sapatos, veste-se com supervisão
Lava e seca as mãos
Sabe o nome, a idade e o sexo
Brinca com jogos interativos
Separa-se facilmente da mãe
Torre de 10 cubos, imita ponte de 3 cubos, copia um círculo
Fica por momentos em um pé só
Pedala triciclo, pula amplo
Preferência pelo uso de uma das mãos
Controle da bexiga e do intestino (molhar a cama à noite é normal até 4 anos em meninas e 5 anos nos meninos)
Decréscimo normal do apetite
Compreende frio, cansaço, fome
Não compreensão e gagueira (em geral desaparecem com o tempo)
Crescente complexidade e imaginação das brincadeiras
► 5 ANOS:
Abotoa
Copia figuras (quadrado, triângulos)
Nomeia o objeto mais pesado entre dois
Desenha homem com 6 partes
Reconhece cores
Repete sentença de 10 sílabas, com 10 moedas corretamente
Veste-se sem supervisão
Reconhecimento das regras como imutáveis
► 6-12 ANOS:
Forma corporal relativamente estável
Perda de dentes de leite por volta dos 6 anos
Força muscular, coordenação e vigor físico aumentam
Órgãos sexuais fisicamente imaturos
Interesse ativo nas diferenças do sexo
Procura de aceitação pelos professores e outros adultos
Auto-estima: problema central (auto-avaliação e percepção sobre como os outros a vêem)


Eu nunca tinha parado pra pensar que um dia eu nem me reconhecia no espelho! hahaha
Interessante como o ser humano se desenvolve e mais interessante pensar em como seria o desenvolvimento sem os estimulos a que somos submetidos todos os dias...Podem imaginar?! Algumas coisas como "o mamanhes" parecem irrelevantes mas sao essenciais para que a crianca alcance o desenvolvimento esperado. Agora da pra entender o porque de quartinho de nenem ser bem colorido, o porque dos chocalhos, dos brinquedos que no comeco sao bem simples e se tornam gradativamente mais complexos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Começando

Não comecei Medicina hoje, mas decidi compartilhar sobre ela agorinha enquanto terminava um projeto de pesquisa sobre aleitamento materno. Por que? Não sei... Eu sei que a cada dia que passa eu estou me apaixonando um pouco mais por ela e vou tentar mostrar a vocês a cada nova postagem o porque. Até a próxima!