segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Acidentes com cobras

As cobras podem ser venenosas, possuem veneno mas nao sao capazes de inocula-lo ou podem ser peconhentas, possuem o veneno e sao capazes de inocula-lo. As peconhentas geralmente apresentam fosseta loreal, que e um orificio entre a narina e o olho de cada lado, escamas em forma de quilha, escamas bem menores que as do resto do corpo em cima da cabeca e pupilas em forma de fenda. Os acidentes tem acontecido com grande frequencia no Centro-Oeste onde ha grande devastacao ambiental devido a agricultura e pecuaria. O horario mais comum e durante o entardecer e os mais acometidos sao homens com idade entre 15 e 19 anos. Pe e perna correspondem a 70% dos acidentes enquanto que mao e braco, 13,4%. A maioria dos acidentes e causada pelas serpentes do genero Bothrops (73,1%) que tem como principal representante a jararaca; seguido pelo Crotalus (6,2%), as cascaveis, que eh o acidente mais letal; Lachesis (1,1%), conhecidas como surucucu; nao peconhentas (3%) e pelos demais, que inclui Elapidicos, que sao as corais verdadeiras.
As jararacas e corais podem ser encontradas em qualquer parte do país, isto é, são encontradas em matas primárias (virgens), secundárias e nas cidades. Já as surucucus são encontradas em locais onde existe floresta primária ou bem próxima a estes locais. As cascavéis aparecem em alguns focos no país.

A partir da cauda da serpente pode-se estabelecer a diferença entre as espécies:

· Com chocalho – cascavel

· Escamas eriçados (arrepiadas) no final da base da cauda e sem chocalho-surucucu

· Escamas lisas e sem chocalho – jararaca

As jararacas e corais podem ser encontradas em qualquer parte do país, isto é, são encontradas em matas primárias (virgens), secundárias e nas cidades. Já as surucucus são encontradas em locais onde existe floresta primária ou bem próxima a estes locais. As cascavéis aparecem em alguns focos no país.

Quadro clínico:
Crotallus – efeito neurotóxico, miotóxico e coagulante;

Bothrops – proteolítico, coagulante e hemorrágico;

Lachesis – proteolítico, coagulante, hemorrágico e neurotóxico;
Micrurus ou Elapidico – neurotóxico;

Conduta:
Lavar o local da picada de preferência com água e sabão.
Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno.
Se a picada for na perna ou no braço, mantê-los em posição mais elevada.
Não fazer torniquete: impedindo a circulação do sangue, você pode causar gangrena ou necrose.
Não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas, pó de café ou terra sobre ela para não provocar infecção.
Não dar à vítima pinga, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país.
Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo.
Levar, se possível, o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.
Lembrar que nenhum remédio caseiro substitui o soro antipeçonhento que eh o unico tratamento eficaz!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pessoal, To precisando postar aqui Ne!? Ta faltando tempo e inspiracao, logo logo eu escrevo alguma coisa. Me sigam no twitter /medtododia abracoss