quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marcos do desenvolvimento neuropsicomotor infantil


Crescer e desenvolver eh uma arte! Observe essas caracteristicas nas criancas ao seu redor...
► ATÉ 2 MESES:
Audição: desenvolvida, atenção preferencial à voz feminina
Visão: 20 a 30cm (distância-face da mãe), preto e branco, míope, movimentos oculares não-coordenados; percebem objetos qdo se movem; olha o rosto das pessoas que a observam e olha ao seu redor.
Mãos fechadas
Fixação do olhar
Pequenos ruídos
Atende ao som da campainha
Esperneia alternadamente
Sorriso social
Abertura das mãos espontaneamente
2º mês – pescoço mais firme
► 4 MESES:
Maior profundidade do campo visual
Segue objetos ultrapassando a linha média (até 180º)
Agarra brinquedos com a mão
Responde ao examinador (olhar, sorriso, sons)
Murmura, sorri alto, grita
► 6 MESES:
Rola, gira, rasteja ou engatinha
Tenta alcançar um brinquedo ao seu alcance e o procura qdo fora de alcance
Leva objetos à boca
Senta-se inclinando-se para frente e apoiando-se sobre as mãos
Manifesta expectativa na hora de comer
Localiza o som
Tenta chamar a atenção da mãe (vocaliza, pede colo)
Prefere a mãe
Gosta do espelho
► 9 MESES:
Senta-se sozinho e sem apoio, com o dorso reto
Força para ficar em pé e anda apoiando nos móveis
Transfere objetos de uma mão para outra
Agarra os objetos com o polegar e o lado do indicador (preensão radial-digital)
Brinca de “esconde-achou” ou de “cadê a mamãe”
Balbucia, duplica sílabas (mama, dada, papa)
Responde ao ouvir seu nome
Estranhamento (falta de estranhamento - esquizofrenia futura)
► 12 MESES:
Caminha com ajuda, levanta-se independentemente
Passa objetos para outras pessoas sob pedidos ou gestos
Imita gestos: bater palma, dar tchau, jogar beijo
Jargão: conversação incompreensível
Algumas palavras além de “mamãe” e “dada” (combina sílabas)
Segura copo/mamadeira
Brinca de jogos simples com bola
Faz ajustamentos posturais para se vestir
► 15 MESES:
Executa gestos a pedidos
Reconhece interdições (aparecimento do “não”)
Primeiras palavras, chama cachorro
Anda sem apoio
Constrói torre de 2-3 cubos
Indica alguns desejos ou necessidades
Abraça os pais
Eh Curiosa
► 18 MESES:
Caminha sem cair, senta-se sozinha, anda para trás
Nomeia desenhos, produz 3 palavras além de “papai” e “mamãe”
Rabisca espontaneamente
Usa a colher, derrama um pouco
Adquire controle esfincteriano
Constrói torre de 4 cubos
Identifica uma ou mais partes do corpo
Beija os pais com firmeza
► 24 MESES:
Corre, sobe/desce escadas, abre portas, pula e salta
Elabora frases simples (dá água, quer papar)
Pede para fazer coco e xixi
Manipula bem a colher
Brinca com bonecos, chuta bola
Aponta figuras com o dedo qdo solicitado
Retira a roupa (exceto: meia, fralda e chinelo)
Tenta impor sua vontade
Cabeça firme, postura simétrica; senta-se com apoio e sustenta a cabeça
Reconhece a mamadeira, abre a boca para receber a comida
Brinca com as mãos e roupa
Pode demonstrar desprazer quando é interrompido o contato
Decúbito ventral: criança mantém a pelve plana e ergue a cabeça e os ombros
► 3 ANOS:
Põe sapatos, veste-se com supervisão
Lava e seca as mãos
Sabe o nome, a idade e o sexo
Brinca com jogos interativos
Separa-se facilmente da mãe
Torre de 10 cubos, imita ponte de 3 cubos, copia um círculo
Fica por momentos em um pé só
Pedala triciclo, pula amplo
Preferência pelo uso de uma das mãos
Controle da bexiga e do intestino (molhar a cama à noite é normal até 4 anos em meninas e 5 anos nos meninos)
Decréscimo normal do apetite
Compreende frio, cansaço, fome
Não compreensão e gagueira (em geral desaparecem com o tempo)
Crescente complexidade e imaginação das brincadeiras
► 5 ANOS:
Abotoa
Copia figuras (quadrado, triângulos)
Nomeia o objeto mais pesado entre dois
Desenha homem com 6 partes
Reconhece cores
Repete sentença de 10 sílabas, com 10 moedas corretamente
Veste-se sem supervisão
Reconhecimento das regras como imutáveis
► 6-12 ANOS:
Forma corporal relativamente estável
Perda de dentes de leite por volta dos 6 anos
Força muscular, coordenação e vigor físico aumentam
Órgãos sexuais fisicamente imaturos
Interesse ativo nas diferenças do sexo
Procura de aceitação pelos professores e outros adultos
Auto-estima: problema central (auto-avaliação e percepção sobre como os outros a vêem)


Eu nunca tinha parado pra pensar que um dia eu nem me reconhecia no espelho! hahaha
Interessante como o ser humano se desenvolve e mais interessante pensar em como seria o desenvolvimento sem os estimulos a que somos submetidos todos os dias...Podem imaginar?! Algumas coisas como "o mamanhes" parecem irrelevantes mas sao essenciais para que a crianca alcance o desenvolvimento esperado. Agora da pra entender o porque de quartinho de nenem ser bem colorido, o porque dos chocalhos, dos brinquedos que no comeco sao bem simples e se tornam gradativamente mais complexos.

2 comentários:

  1. ....os estímulos são muito importantes no desenvolvimento mesmo...não só da criança, mas em nossa fase de estudantes....e acredite, até na fase em que não nos reconhecemos mais no espelho” rsrsrs. Somos todos aprendizes eternos e sempre temos o que aprender JUNTOS....lembra Vygotsky?
    “O Homem ( e a mulher rsrs)se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo."
    AMEI O BLOG!!!

    ResponderExcluir
  2. Brigada, Marluce! Pode fazer correções tbm...
    hahahaha
    estarei atualizando mesmo em ferias
    volte mais vezes.
    Passei em comunicação =)
    boas férias pra vc e sua família!

    ResponderExcluir