quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que são as "moleiras" nos bebês?



Ao nascimento, são encontrados espaços entre os ossos do crânio, constituídos por membranas fibrosas chamadas fontanelas. Popularmente chamadas de moleiras, as fontanelas são áreas de membranas de tecido conjuntivo fibroso que serão substituídas por tecido ósseo.
As duas principais fontanelas são a anterior e a posterior.
Deus não faz nada por acaso!!! Para que elas servem??
Permitem que o crânio do feto se modifique, mudando de tamanho e de forma através da sobreposição dos ossos, ao passar pelo canal do parto. Incrível, não?!
OBS.: Para quem não sabe o crânio não é um osso só, são vários ossos unidos.
Possibilitam também o grande crescimento do encéfalo, na infância.
IMPORTANTE: o médico mede o perímetro cefálico da criança para avaliar o grau de desenvolvimento do Sistema Nervoso Central. Esse procedimento simples pode detectar problemas precocemente e possibilitar a intervenção para que não haja sequelas!!! Acreditem ou não, o peso do cerébro de uma criança de 2 anos de vida é quase igual ao de um adulto.

Quando o médico palpa as fontanelas do seu bebê ele pode avaliar:
o progresso do crescimento dos ossos;
o grau de hidratação do recém-nascido;
o nível de pressão intracraniana.

Uma das coisas que eu mais gosto na medicina é perceber na medida em que estudo, que para tudo existe um porque. Nada que o médico faz durante o exame físico do paciente é por acaso, por mais simples que seja o procedimento!

3 comentários:

  1. Kebrit adorei o post mas tenho umas dúvidas!
    Com quantos anos a moleira é totalmente fechada?? E eu já vi caso de bebê que com alguns meses já está com ela fechada.. isso é problemático pq não vai ter espaço pro desenvolvimento do cérebro ou tem outros motivos?
    Bjo! ;*

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem fechamento precose da moleira ,preciso de ajuda,quem puder mim ajudar com um
    neuro pediátra,meu cel:88124376
    preciso de um hospital para fazer o acompanhamento dela posi ela já tem 5 meses e sempre e todo dia fico ligando para marcar consulta pelo sus e não consigo marcar,peço sua ajuda pois eu e meu marido não podemos pagar,porfavor mim ajude e lhe agradeço de antemão OBRIGADA !

    Salvador-ba
    PLATAFORMA,SUBÚRBIO.

    ResponderExcluir
  3. tive uma aula sobre isso tudo ontem. demora uns 2 ou mais anos pra fechar. e se houver um fechamento precoce a criança terá uma microcefalia.

    ResponderExcluir